Tuesday, July 20, 2010

Erro no exame de biologia - geologia (2.ª fase)?

O Ministério da Educação negou hoje a existência de qualquer erro no exame nacional de biologia e geologia da 2ª fase, realizado na passada sexta-feira, por 25 mil alunos.

A suposta falha foi apontada ontem pela Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia (APPBG) no seu parecer sobre a prova do ensino secundário. Depois de ter consultado alguns académicos, a APPBG conclui que "não existe sustentação científica para a resolução proposta pelo Gave" para o item 7 do grupo IV. E pediu, por isso, a anulação da referida pergunta.

Hoje, o Gave vem dizer que foi "unanimemente reiterada a inexistência de qualquer erro na proposta de classificação presente nos critérios específicos de classificação", tanto por especialistas que integram a equipa de auditores científicos da prova, como por outros que não tiveram qualquer intervenção na realização do enunciado.

O Gave diz ainda que irá comunicar à APPBG a "fundamentação técnica e científica" que sustenta a sua conclusão.

Exame "globalmente bem construído"



À parte esta divergência, a APPBG considerou que o exame, que é prova específica para o ingresso em Medicina, estava "globalmente bem construído, equlibrado, contextualizado com o programa da disciplina e com um tamanho adequado à duração proposta".

Sem grandes críticas a apontar à prova, a associação de professores lamenta assim que "os resultados que anualmente se repetem ficam aquém do expectável, traduzido em médias baixas e sistematicamente inferiores a 100 pontos".


Opção C.