Sunday, July 25, 2010

Achas Que Sabes Avaliar?

Antes de mais, o Gigi começa este post a felicitar Marco Ferreira pela merecida vitória em “Achas Que Sabes Dançar”. Mas nem só de bons momentos foi feito este programa. E hoje, meus caros fan(cy)s, vou deixar sair o João Manzarra que há em mim, e fazer uma revelação.


Os responsáveis pelos piores momentos de “Achas Que Sabes Dançar” são… os membros do júri!!!

César Augusto Moniz, Marina Frangioia, e Miguel Quintão são provavelmente os jurados mais fracos que o Gigi já viu num programa de entretenimento. Tudo bem que os concorrentes sejam todos muito simpáticos, muito esforçados, e tenham todos muito talento. Mas isto é um CONCURSO, e o papel do júri é guiar os espectadores na escolha de um vencedor.


"Será que podemos dizer o que realmente pensamos? É melhor não!"

E foi com comentários como estes, que os três bibelots jurados tentaram conduzir o público:

César Augusto Plie: “Vocês são todos excelentes bailarinos e merecem estar aqui”. A conclusão a que este membro do júri chegava em quase todas as suas avaliações era que gostava de todos os concorrentes. E como é que isso ajudava o público a escolher? Alguém explica ao Gigi? 

Marina Floribella: “És bonita. Lindíssima. Estavas toda sensualona”. Marina, você pode ser muito fofinha, mas este comentário é tudo menos construtivo.

Miguel Engatatão: “Não sei porquê, mas acho que o pessoal está cansado”. Se o DJ-que-também-é-júri não tinha mais nada para dizer, podia ao menos anunciar a sua bailarina preferida. Sempre era mais uma forma de publicitar os seus elevados níveis de testosterona.

Houve alturas em que o júri realmente tomava uma posição firme perante o público: quando os seus favoritos estavam no lote de nomeados. Too little, too late!

Esta falta de pulso dos jurados ao longo das galas foi um dos factores que causou algumas saídas prematuras do programa, como foi o caso de Colin Vieira, Gleysson Moreira, ou Tiffanie Jorge.

Valeu a “Achas Que Sabes Dançar” as coreografias hollywoodescas executadas com mestria pelos concorrentes, dando assim luz a este programa que podia ter brilhado muito mais.

Fala-se numa nova edição em 2011, e o painel de jurados será o mesmo. César, Marina, e Miguel, para a próxima tragam a lição melhor estudada. Pelo bem do entretenimento televisivo!