Wednesday, September 1, 2010

Chegou a chuva (e a trovoada)


O alerta amarelo foi accionado esta quarta-feira em quatro distritos de Portugal devido às chuvas e trovoadas, com o Instituto de Meteorologia (IM) a prever ainda elevadas temperaturas na Madeira.

Segundo a informação disponibilizada no site oficial do IM, os distritos de Vila Real, Bragança, Guarda e Castelo Branco estão «pintados» de amarelo, como consequência das previsões de ocorrência de chuva e aguaceiros, pontualmente fortes, podendo ser acompanhados de granizo e de trovoadas.

Situação contrária ocorre na Região Autónoma da Madeira, também sob aviso amarelo, devido às previsões de persistência de valores elevados nas temperaturas máximas, que poderão alcançar os 28 graus Celsius no Funchal.

Para esta quarta-feira, o IM prevê ainda períodos de céu muito nublado, ocorrência de aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, em especial nas regiões do interior Norte e Centro.

O vento será fraco (inferior a 15 km/h) predominando de sudoeste, rodando gradualmente para noroeste a partir da tarde, e tornando-se moderado (20 a 30 km/h) no litoral a sul do Cabo Carvoeiro.

As previsões apontam ainda para uma descida da temperatura máxima, mais acentuada nas regiões do litoral a norte do Cabo Carvoeiro.

Relativamente ao estado do mar, na costa ocidental as ondas serão de oeste com um a 1,5 metros e com a temperatura da água do mar a oscilar entre os 18º e os 19º, enquanto que na costa sul as ondas serão de sueste, com um a 1,5 metros e com a água a registar 23º.

As temperaturas máximas previstas são de 26º em Ponta Delgada, 28º no Funchal e no Porto e 29º em Lisboa e Faro.

Notícia TVI 24