Monday, September 20, 2010

Mulheres obrigadas ao Dia da Defesa Nacional pela primeira vez

7.ª edição do Dia da Defesa Nacional, que começa esta segunda-feira em seis centros de divulgação de todo o país, abrange 132 118 jovens e, pela primeira vez, as mulheres estão obrigadas a comparecer.

«Até agora, apenas os cidadãos do sexo masculino eram convocados; a partir deste ano, por esta forma, cumpre-se a igualdade de direitos e deveres, sem distinção de género, no que diz respeito às obrigações militares dos portugueses», informa o Ministério da Defesa Nacional (MDN), explicando que a comparência é «um dever de todos os cidadãos nacionais, podendo ocorrer a partir do primeiro dia do ano em que completem 18 anos de idade e enquanto a mantenham».

Para assinalar a abertura da 7.ª edição do Dia da Defesa Nacional, o secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, Marcos Perestrello, marca presença na Base Aérea n.º 5, em Monte Real, concelho de Leiria. O Dia da Defesa Nacional, que se prolonga até 27 de Maio de 2011, pretende sensibilizar os jovens para esta temática e divulgar o papel das Forças Armadas, no que o MDN designa de «jornada de cidadania».

Aos participantes «são proporcionadas palestras sobre os valores da Defesa Nacional e as suas obrigações militares enquanto cidadãos portugueses, sobre o mundo castrense, as suas missões e organização».

Os jovens têm ainda a «oportunidade de assistir à cerimónia do hastear e arriar da Bandeira Nacional e a filmes alusivos à Defesa Nacional e às Forças Armadas», podendo igualmente «conhecer, assistir e até participar em actividades operacionais da unidade» onde vão comparecer.