Assaltantes tentaram roubar, na madrugada de terça-feira, a caixa multibanco da Junta de Freguesia de Gondar, em Amarante, fazendo-a explodir e causando danos avaliados em dez mil euros.
Em declarações à Agência Lusa, o presidente da Junta, António Bastos Teixeira, explicou que os assaltantes injectaram gás na caixa multibanco e provocaram uma explosão.
"Além de ter destruído a caixa multibanco, outros compartimentos da sede da Junta ficaram também completamente destruídos e nem sequer sabemos se há condições de segurança de ali trabalharmos", disse o autarca.
Neste sentido, já foi entregue um pedido formal à Câmara de Amarante para que "envie técnicos para avaliarem se há ou não condições de segurança para manter a Junta aberta".
De acordo com o autarca, também a seguradora já foi informada dos prejuízos e estima-se que o valor das obras poderá ser de dez mil euros.
"Estamos à esperam que venham os técnicos avaliar os estragos, mas vão ter de ser feitas muitas obras porque ficou muita coisa destruída", concluiu.
Apesar do aparato e dos estragos os assaltantes não conseguiram levar a caixa nem roubar qualquer dinheiro.