Monday, May 30, 2011

XVI GALA DOS GLOBOS DE OURO - SIC/ REVISTA CARAS (29 Maio 2011)

Há 16 anos consecutivos que a SIC em colaboração com a revista caras têm levado a cabo a gala das galas, com mais uma edição da entrega dos globos de ouro, na área da moda, música, desporto, do teatro ao cinema.A noite começou com o desfile na passadeira vermelha à entrada do Coliseu dos Recreios, em Lisboa. Por lá passaram as caras bem conhecidas do público português. Um autêntico desfile de glamour, onde Daniela Ruah foi uma das estrelas da noite, captando imenso a atenção dos jornalistas presentes.Na área do cinema, Maria João Bastos, foi eleita a melhor actriz de cinema de 2010. Já na área masculina, o prémio foi atribuído a Adriano Luz. Com um maior número de actores nomeados, o filme «Mistérios de Lisboa» arrecada assim o prémio de melhor filme nesta área.
No desporto e sem grandes novidades relativamente às edições anteriores, José Mourinho é eleito o melhor treinador de 2010. Já o prémio de melhor jogador foi atribuído ao madeirense, Cristiano Ronaldo, que se fez representar pela irmã, Cátia Aveiro.
Já Naide Gomes é eleita como a melhor desportista feminina.
No teatro, o apresentador de o «Último a Sair», com contrato assinado com a TVI, Miguel Guilherme é eleito pela excelente interpretação em «o Senhor Puntila e o seu Criado Matti». Na área feminina, o prémio de melhor actriz é atribuído a Luísa Cruz. A melhor peça/espectáculo «o Senhor Puntila e o seu Criado Matti», uma peça encenada por João Lourenço.
Na área da moda, Luís Buchinho arrecada o globo de melhor estilista de 2010. Já Sara Sampaio arrecada o melhor prémio na área da moda feminina. Um dos discursos mais inflamados da noite pertenceu ao vencedor do melhor modelo masculino, Luís Borges. O manequim fez questão de referir que em Portugal foram-lhe «fechadas» todas as portas na área da moda, e que foi no estrangeiro que o seu trabalho foi primeiramente reconhecido. Fez ainda questão de lembrar a sua felicidade, do casamento recente com o cabeleireiro, Eduardo Beauté.
Na música, o grupo Deolinda, é eleito o melhor grupo musical do ano passado. A melhor música «O Amor é Mágico» dos Expensive Soul. Áurea foi distinguida como melhor intérprete individual.
Durante a noite mais badalada do ano, os telespectadores elegeram André Villas-Boas, treinador do FC Porto, com o prémio «Revelação do Ano».
Um dos momentos mais emotivos da noite, foi o recordar do grande comunicador Artur Agostinho, que nos deixou muito recentemente, tendo-lhe sido atribuído o prémio «Mérito e Excelência» na XV Gala dos Globos de Ouro pelo Dr. Francisco Pinto Balsemão. Este ano, o galardão que apenas tinha sido antes atribuído a duas mulheres, Eunice Muñoz e Agustina Bessa- Luís, foi atribuído à actriz Simone de Oliveira, que se emocionou bastante com o tributo que lhe foi festa, com o qual não esperava de todo.
Uma noite de brilho, que contou com a presença animada dos actores João Ricardo e Custódia Gallego, o casal «Coutinho» de Laços de Sangue, que animou a noite ao intervir com o público assistente. Já Paulo Futre patrocinou também um dos momentos mais alegres da noite ao lançar os seus piropos à apresentadora Bárbara Guimarães, que fez questão de lhe lembrar que já está casada há 11 anos, com Manuel Maria Carrilho.Também Júlia Pinheiro fez questão de assumir a sua «virgindade», na medida em que foi a primeira vez que pisou o palco dos Globos de Ouro, ao lado do actor, Rogério Samora.
Para uns foi de facto uma noite de emoções, ao subir ao palco do Coliseu, para outros os discursos de agradecimento tiveram mesmo de ficar guardados no bolso!

Fotos: Revista Caras