Monday, August 30, 2010

Manuel Luís Goucha (Necas) entrevistou a sua mãe Maria de Lourdes - MULHERES DA MINHA VIDA


'Mulheres da Minha Vida' despede-se ontem com uma entrevista emotiva à própria mãe. A seguir é 'De Homem para Homem'.
Mal Manuel Luís Goucha lhe disse que iria fazer o programa Mulheres da Minha Vida, na TVI24, a mãe sugeriu ser entrevistada. E até comentou que deveria ser a primeira. O apresentador preferiu deixá-la para o fim, mas a conversa, que passa esta noite no canal do cabo da TVI, quase que não aconteceu. "Ela foi-se aterrorizando", conta Manuel Luís Goucha. Mas Maria de Lurdes, 87 anos, acabou por ceder e conversou com o filho sobre a vida dos dois numa sala da Quinta das Lágrimas, em Coimbra.
"É um programa mais terno e mais emotivo. Nos outros 25, a minha postura foi mais passiva, de quem está embevecido a escutar o que aquelas mulheres tinham a dizer. Esta conversa é mais participativa da minha parte, sobre os nossos 17 anos de vida em comum", conta o apresentador.
Foi com essa idade que Manuel Luís Goucha saiu de casa, em Coimbra, para ir para Lisboa em busca do sonho de ser famoso. "Pura parvoíce", comenta agora sobre essa "necessidade de afirmação". Na época, soube que a mãe caiu à cama e até a acompanhou em alguns exames médicos em Lisboa. "Mas não percebi que foi uma consequência de eu a ter deixado", admite Goucha.
Sem esta conversa para a TVI24 não o teria percebido e esse acabou por ser um "momento difícil" da emissão. Mas houve mais, como aquele em que se recordaram das despedidas na estação de Santa Apolónia ou os minutos finais de Mulheres da Minha Vida. "Sou muito prático, pragmático e racional, mas com a mãe é difícil. Sou muito menino da mamã. E gosto de o ser", dispara.
Esta foi a primeira vez que Maria de Lurdes surgiu em público e apenas porque fazia todo o sentido que isso acontecesse num programa chamado Mulheres da Minha Vida. No próximo, que estreia a 12 de Setembro, também na TVI24, os protagonistas serão homens. Alberto João Jardim, D. Duarte de Bragança, Ruy de Carvalho e Carlos do Carmo são alguns dos convidados que Goucha quer ter, mas a família aí não entra. O pai já morreu . Resta o irmão ou o companheiro. "Está afastada essa hipótese. De todo. Não me passaria pela cabeça", garante.
Entretanto, Manuel Luís Goucha prepara também o lançamento do livro Mulheres da Minha Vida, que deverá chegar às livrarias no final de Outubro.
Fonte: SOFIA FONSECA (DN)