Tuesday, March 3, 2009

F-se! Com Cavafy Entre As Mãos ...


SOMA


Não discuto se sou feliz ou não.


Mas de uma coisa faço por lembrar-me sempre:


que nessa grande soma - a deles, que eu detesto -


de tantas e tantas parcelas, não sou


uma delas. Eu nunca fui contado


para a tal soma total. Esta alegria me basta.




DESEJOS


Como corpos belos dos que morrem sem ter envelhecido


- e são guardados, em lágrimas, num mausoléu magnífico,


com rosas na fronte e jasmins aos pés -


assim os desejos são, desejos que esfriam


sem serem consumados, sem que um só fruísse


uma noite de prazer, ou uma aurora que a lua inda ilumina.


CORPO, LEMBRA ...

Corpo, não te lembras de quando foste amado

só; nem só dos leitos em que te deitaste;

mas também dos desjos que por ti

brilharam francamente nos olhares,

nas vozes palpitaram - e que apenas

um acaso impediu e reduziu a nada.

Agora que ao passado já pertencem todos,

quase é como se tu, a tais desejos,

também te houveras dado - como eles brilhavam,

lembra, nos olhos que se demoravam,

e como nas vozes palpitavam, lembra-te, por ti.

Constantino Cavafy ( Tradução Jorge de Sena)



F-se! A Bandeira de Burkina Faso Tem a Mesmas Cores da Nossa Bandeira... Os Versos de Cavafy São Das Cores Do Coração... das gentes.