Saturday, March 28, 2009

Pokémon Regional Championships 2009 (Porto) - 1st place report

O sol brilha na minha cara mas o sono ainda é muito... Mal me consigo levantar...Gradualmente o sono foi sendo substituído pela emoção da proximidade do torneio! Uma hora depois chego eu à estação de Espinho com tudo pronto para partir quando encontro o Marco e o Rui, também eles prontos para jogar. Só falta o Daniel... Como sempre, adormeceu e só conseguiu apanhar o comboio das 10. Eu paguei a inscrição dele para ele poder entrar, só me devolveu o dinheiro no almoço porque quando ele chegou já íamos começar a jogar.

Para este torneio decidi trazer o deck LEGOS que já andava a testar à duas semanas. Conhecia o deck muito bem e já tinha feito a sua decklist quando tinha saído Galatic Conquest no Japão. Nessa altura dei-lhe o nome de Turbo Lock mas adoptei o nome que é mais utilizado para o deck....mesmo não sabendo o porquê do nome...
Conheço o deck muito bem e, por isso, fui bastante confiante para o torneio. É um deck difícil de jogar mas que oferece uma vasta gama de opções para qualquer situação e baseia-se nos dois melhores atacantes SP: Dialga G e Palkia G.
Não vou revelar a minha lista pois não acho correcto copiar a lista que me deu tento trabalho a desenvolver....

Aqui fica um resumo bastante breve (devido às limitações da memória...) dos meus jogos:


1ª ronda - Daniel Silva com G-Force ( ToxiTank+techs)

Já conheço o Daniel à muito tempo e é sempre bom jogar contra os amigos no torneio. Contudo, este jogo já estava um bocadinho a meu favor pelo simples facto de eu conhecer o deck dele como a palma da minha mão mas ele não fazia a mínima ideia de que é que eu estava a jogar....
Eu comecei com Dialga G mas não me parece que ele tenha ficado muito espantado com isso o que é um sinal que ele vinha preparado contra mirror ou contra decks que podessem parar o seu. A sua arma principal contra este problema era o Howchkrow: uma carta muito boa mesmo que só não entra no meu deck por ferir a sua consistência. Ao longo do jogo ele repara numa coisa que o iria mudar completamente: ambos os howchkrow dele estavam nos prémios! Eu sei como é esse sentimento mas nunca tinha acontecido a um oponente meu... Sem qualquer maneira de passar por cima dos meus Dialgas (que só foram atingidos pelo Crobat G) não sobrou muito tempo até que levantasse os 6 prémios.... Mesmo estando preparado contra o Howchkrow, a vitória não me soube bem.... Normalmente o azar é meu e não do meu oponente lool

1-0

O segundo jogo começou mais ou menos da mesma maneira mas desta vez o Daniel estava munido Howchkrow. Comecei com Dialga e consegui o T1 Deafen. A partir daí foi sempre Deafen para ter tempo para o setup enquanto ele tentava a arranjar uma manera de meter o maldito corvo em jogo. Quando eu comecei a fazer alguns KO's com o Dialga G lv.x ele lá conseguiu derrotá-lo. Contudo, o Palkia estava pronto para acção e ele não teve hipótese depois dos corvos destruídos. Ele acabou por precisar de mais Crobat's e os ultimos dois estavm nos prémios. Talvez não mudasse muito a situação (não cheguei a perceber a ideia dele...) mas após mais uma vez as cartas que ele necessita nos prémios não aguentou o nervosismo e concedeu... O matchup de LEGOS contra o deck dele é quase autowin mas mesmo assim ganhar desta maneira não me fez sentir bem...

2-0

_______________


Win : Loss
1 - 0

_______________


2ª ronda - Tiago Neto com T1 Rampardos (com tech de Blissey)

Rampardos... Já sabia que este matchup varia muito consoante a situação: T1=Autowin;T2 Deafen= 50-50; T3 ou mais Deafen=jogo muito complicado...
No primeiro jogo olho para a minha mão inicial e vejo Dialga G e Cyrus. Surge um sentimento de confiança enorme pois eu ia jogar em segundo!
Ele começa com Skull Fossil, mete energia e passa. Eu faço T1 Deafen. No turno dele ele diz-me que não pode fazer nada e passa. Eu ponho energia e Second Strike FTW! Ou seja, Dialga G donk! Nunca pensei que isto viesse a acontecer lool
Depois do jogo vim a saber que ele tinha uma Roseanne's mas que não sabia que podia usar supporters com o Deafen... Que isto sirva de lição a todos os que estão a ler isto: leiam sempre as cartas com atenção!

1-0

O segundo jogo foi stressante! Eu começo com por baixar o Mesprit no primeiro turno impedindo Powers mas ele mostra que com aquela mão inicial o Uxie não é necessário: ele baixa Broken Time-Space, Cranidos, Rampardos e energia. Eu apenas me rio da sorte dele...
Dois Pokémons foram atropelados por ele mas eu acabo por deitar abaixo o dinossauro com o Second Strike. Mais dois Rampardos vieram graças aos dois Claydols e às supporters do Tiago e mais dois bichinhos tiveram de ser sacrificados para eu poder deitar abaixo estes irritantes monsttros de uma vez por todas (os prémios que o Tiago levantou foram todos devidos aos sacrificios de mesprit, uxie e crobat...). Embora a esmagadora liderança do meu oponente, o Dialga G lv.X conseguiu causar bastantes estragados e ele resolveu meter a chata da blissey para a frente. Eu usei Deafen e quebrei a estratégia dele ao impedir os Warp Points mas tive que recorrer ao Remove Lost mais tarde para a impedir de recuar. Um War Point passa e mais carne para canhão foi oferecida. Ele só tinha um prémio... Agora tinha que levantar os meus trés sem quaisquer erros!
Usei os meus quatro Poké Turn para stall e lá consegui arrumar mais um Rampardos. Contudo, a Blissey, mesmo quase a morrer, continuava a fazer estragos no banco! Foi graças ao Pearl Breath do Palkia que a consegui matar mas ainda faltava um prémio e com apenas quatro cartas no deck ele consegui montar o último e dinossauro! Quando eu consegui arranjar maneira de me livrar dele, a segunda blissey aparece para dar cabo do meu juízo! Depois de ela estar presa à frente contra outro Dialga, ele começou a meter energias para a recuar mas graças a um pouco de sorte, consegui impedi-lo de recuar com o Remove Lost do Dialga G lv.X! Estava um pouco mais calmo e confiante agora, mas a besta chegou: o último Rampardos restava no campo sem qualquer dano e com duas cartas no deck, o Tiago tinha tempo para rebentar o meu Dialga! Ele usa Mold Breaker e prepara-se para a matança...Não tinha opções... Não me saiu nada...Tive que arriscar com Remove Lost...Era tudo ou nada!

Mais uma vez consegui tirar as duas caras que tanto precisava!!!!! Sem o segundo Mold Breaker, ele não consegue ganhar pois eu tinha duas Special Metal Energy no Dialga. Eu ataco mais uma vez com o Dialga e tiro o último prémio.

Embora todos os Super Scoop Up tenham sido coroa, estas caras no Remove Lost deram-me o jogo! De qualquer maneira foi um grande jogo. Ele teve alguma sorte no inicio...eu tive alguma sorte no fim...pode-se dizer que está justo.

2-0

_______________


Win : Loss
2 - 0

_______________

**Pausa para almoço**

Fomos almoçar ao Vasco da Gama...

Aproveitámos para por a conversa em dia, debater ideias, falar sobre as primeiras duas ronda e, é claro, aproveitámos para desanuviar do stress dos jogos...

Às duas e meia voltámos para a Arena onde já tinha chegado o pessoal dos outros jogos. Pouco depois o torneio continuou...

*****

3ª ronda - Ricardo ???? (não me lembro do apelido lol) com Raichu/Magnezone

Eu já odiava o Pikachu mas hoje passei a odiar ainda mais! Vou eu todo contente a fazer T1 Deafen quando reparo que aquele rato irritante tem resistência a metal! Por causa do dano do Deafen ser 0, foi difícil derrotar o Raichu que vinha a seguir. Mesmo sem Trainers e sem Powers, o Ricardo estava a Topdeckar todos os turnos! Mesmo Tirando o Raichu lv.X com o Girantina, ele voltou a topdecká-lo! Usei o Palkia para reciclar Uxies e Crobats mas foi preciso sacrificá-lo para a Dialga lv.X poder acabar com o chato do Raichu! Os Magnezones pouco ou nada fizeram...Alguns Power Spray e bastantes ataques de Dialga e Palkia foram o suficiente para os arrumar.

1-0

O segundo jogo foi rápido. Depois de ter de oferecer três prémios por causa do Agility (tanta cara seguida já me estava a por nuns nervos!) mas depois do Dialga ser derrotado pelo Thunderbolt, o Palkia limpou tudo o que aparecia à frente. Principalmente os Magnezones que sem os Powers não resistem...

2-0

_______________


Win : Loss
3 - 0

_______________

4ª ronda - !!!FINAL!!! - André Silva com Kingdra (com tech de Regice)

Já conheço este deck de trás para frente e de frente para trás. O André usa-o desde Setembro de 2008!!! Sei exactamente o que fazer e o que não fazer contra ele e estes conhecimentos tiveram de ser posto em prática para ganhar o jogo.

Infelizmente a final não foi o mirror de LEGOS que eu tanto esperava... O Óscar perdeu contra o André na ronda anterior e, portanto, não pôde disputar o 1º lugar comigo. Mesmo assim, a Arena assistiu para a sua finalíssima um duelo de titãs entre os dois melhores decks do formato, cada um deles usado pelo jogador que o melhor conhece!

No primeiro jogo o dado ditou o resultado. Ao começar em segundo pude fazer T1 Deafen que deixou o André de rastos! Continuei o lock baixando mesprit casualmente e alguns Power Spray nos Uxies. Ao atrasar o meu oponente consegui montar um palkia e quando tudo estava pronto arranquei com dialga a atacar! O meu aversário jogou tudo da mão e comprou que nem um louco pois ele bem sabia que tinha que aproveitar seu tempo fora do Lock. Contudo, o Dialga deixou muitos danos que garantiram que o palkia e um segundo dialga destruissem qualquer coisa que o André baixa-se...

1-0

Ao começar em primeiro o meu oponente teve demasiadas oportunidades. O lock já era inútil portanto limitei-me a tirar powers ocasionalmente enquanto tentava distribuir danos nos Kingdras. Os Palkia Lv. X e o Dialga lv.X não vieram...sem o Lost Cyclone do Palkia não podia usar os meus bichinhos irritantes para melhorar a minha situação...dei muita luta mas no final o André conseguiu tirar seis prémios mais rápido...

1-1

Comecei em primeiro neste jogo mas a minha mão dava para fazer maravinhas! No primeiro turno não podia usar trainers nem supporters mas baixei Mesprit seguido de Giratina deixando-o com uma mão demasiado curta sem hipótese de recorrer a Uxies. Ele não conseguiu fazer nada e no turno a seguir baixei o segundo Mesprit e comecei o Deafen Lock. O jogo foi longo mas controlado. O Kingdra que chegou a jogo não durou muito tempo pois o meu oponente não tinha mão para descartar...depois de usar todos os meus Power Spray nos Uxies dele, ataquei tudo o que me aparecia à frente e tirei os seis prémios antes que o meu adversário pudesse construir jogo.

2-1

Este jogo foi bastante complicado...O matchup é de 50:50 e tudo depende da corrida inicial: LEGOS ganha se fizer lock antes do Kingdra aparecer, Kingdra ganha se conseguir montar jogo antes do lock...

De qualquer maneira, tenho que dar os meus parabéns ao André Silva por uma excelente final!

_______________


Win : Loss
4 - 0

_______________



WINNER!!!!!


Como prémios ganhei um display de Platinum e o troféu de primeiro lugar (mais os prémios de participação...).

Concluindo, foi um grande dia cheio de grandes jogos e grandes desafios disputados entre grandes jogadores. Valeu a pena!

Melhores do dia:

-Ter ganho o Regional;
-A Team Flygon ter levado o primeiro e o segundo lugar;
-O pessoal de Espinho por ter jogado muito bem e por ter ganho em ambos os escalões;
- A companhia;
-Os jogos;
-etc...

Piores do dia:

-A confusão no final do torneio...
-O tempo que este demorou a começar...
-A impossibilidade de filmar a final...
-Todos os jogadores que não puderam vir pois foram viajar...
-hm.... e é tudo lool

Grande torneio! Só espero que a Battle Road também seja assim e, se possível, que todos os jogadores que não puderam vir apareçam!

Nada mais tenho a dizer....portanto fiquem bem e bons jogos!!!!!!!!!

João Lopes
(Strategist Manager)