A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) está a desenvolver um projecto dirigido aos profissionais de saúde e um dos objectivos é estudar a população idosa. Vão dar particular destaque ao "abandono", porque consideram que esta é uma "forma de violência".
"O abandono de idosos é uma realidade que está submersa e só um estudo aprofundado revelará a sua dimensão. Temos conhecimento, vamos falando sobre isso, nomeadamente junto dos hospitais, mas falta um trabalho exaustivo sobre a situação", diz José Félix Duque, dirigente da APAV.
O projecto engloba um manual de procedimentos sobre os crimes de violência e tem o apoio do Montepio Geral e da Direcção-Geral da Saúde.
A APAV é uma das instituições a que recorrem os serviços sociais dos hospitais sempre que detectam casos de negligência ou de maus tratos. "Procuramos dar uma resposta em articulação com outras instituições, mas tendo sempre em vista a decisão da pessoa", sublinha José Félix Duque.
A preocupação com os cuidados prestados aos idosos levou a Associação Nacional de Municípios Portugueses a propor ao Governo a criação de comissões de protecção a nível local. O objectivo é a prevenção dos riscos e dos problemas que afectam os mais velhos. A proposta feita em Maio ainda não teve resposta.
|
---|