Thursday, November 4, 2010

Report Dia 3: Europeu de Pokémon! ^^



"E chegamos ao dia do Europeu de Pokémon!
Apesar de eu não jogar, a verdade é que mal dormi nessa noite. 
Acordei bem cedo, eram 5 e meia da manhã, fui tomar um banho e fazer tempo para ir tomar o pequeno almoço. 

Quando fui tomar o pequeno almoço, às sete horas, aperecebi-me que ainda existia uma maior variedade de produtos e coisas para comer do que nos outros dias. 

Havia também uma funcionária que registava o quarto de onde vinhamos para não se comer mais pequenos almoços do que tinhamos direito e quando chegou à minha vez eu disse: " eu sou do 403, mas o meu filho ainda ficou a dormir."

De repente, quando me apercebi do que tinha dito, fiquei muito corado a olhar para ela e ela riu-se e comentou com uma outra: "awwww...".

E eu ainda fiquei mais corado e com uma enorme vontade de me enfiar num buraco! ^^"

Lá tomei o pequeno almoço nas calmas, aproveitei para ir consultar os mails e assim e perto das nove horas regressei ao quarto para acordar o Lagrifa.

Ele acordou, preparou-se e claro, nestes dias os nervos são uma constante. Eu ia encorajando-o um pouco até ele sair para tomar o pequeno almoço. 

Enquanto isso, eu fiquei no quarto a dormir uma sesta de meia hora. O evento começaria às dez horas e tava tudo sobre controlo.

Pouco depois juntamo-nos aos restantes Tugas que tinham vindo participar no Europeu. Eles tinham ficado hospedados num hotel perto do nosso.



Chegadas as 10 horas vamos para as Salas onde ia decorrer o Europeu de Pokémon. 

Salutar convívio entre todos os presentes! ^^


Quem já participou em competições deste nível sabe o quão excitante é e o quanto se vibra com este género de eventos: pessoas de todas as idades, de vários países, ali reunidas para celebrar um gosto em comum: o Pokémon!

Um dos rapazes que representou o Canadá (tshirt branca) em conversa com a jogadora mais velha do europeu: a senhora em frente dele tem 58 anos! ^^

A famosa actriz depois do seu discurso de boa sorte! [e a minha bata com o novo logótipo]


Após todas as pessoas se terem inscrito (foram no total mais de 135 participantes), houve uma pequena cerimónia dedicada aos jogadores checos em especial e a todos os jogadores em geral: uma actriz, (que diga-se de passagem, era feia que nem um bode), veio falar em checo e dizer que estava muito feliz de tanta gente estar ali presente e que desejava muita sorte a todos os jogadores!

Uma carta do incrível, do espectacular, do fantástico...Afro-Man! 
Espera lá...quem é o Afro-Man?!?


Uma coisa que achei curiosa é que embora o Europeu tenha sido na República Checa, a verdade é que foram poucos os jogadores checos que compareceram ao evento. Na sua maioria apareceram no Escalão Júnior.


Por outro lado, fiquei surpreso, pela positiva, por ter havido jogadores oriundos de quase toda a Europa: Portugal, França, Suíça, Inglaterra, Itália, Alemanha, Aústria, Letónia, República Checa...mas também vieram dois jogadores do Canadá! ^^   


Novamente um pequeno discurso, desta vez por parte do Organizador do Europeu, Tomas Cicha, que em poucas palavras agradeceu o interesse e a participação de todos os presentes no evento!

Passou a palavra a Radim Špicar, o nosso Head Judge do Europeu, que fez as apresentações do Staff, ou seja os Judges que iam trabalhar no Europeu. Houve uma salva de palmas efusiva quando chegou à minha vez: era o Judge Internacional do Evento! 
Way to go! xD




Posto isto recolhemos as decklists dos jogadores e passado alguns minutos começou finalmente o grande evento!"


Nota:

A partir daqui o report "escrito" ficará muito vago...isto porque eu era o "2nd In Command", ou seja, era o "Vice Head Judge" e como tal, eu e o Radim começamos a trocar impressões sobre os jogos e as sanções que deveriam ou não ser aplicadas, quando acontecia alguma coisa. Ele nunca decidia nada sem me consultar primeiro. Além disso faziamos junto com os restantes Judges a monitorização dos jogos todos, o que dava pano para mangas...


"Continuando...
...algo que me animou um pouco foi a mudança nos tipos de decks que apareceram no Europeu - não havia só Luxchomps, embora esses contuassem a predominar. Havia também Sablocks, Gyarados, Jumpluffs, Machamps, Viletombs e mais alguns! 

Pessoalmente e embora goste do Luxray, a verdade é que já estou farto dele. Sou totalmente a favor de que o novo formato deveria ter sido HGSS-On em Setembro passado.

Os meus motivos são simples:


Luxchomps e decks SP em geral andam a ganhar eventos há demasiado tempo - nunca em toda a história do Pokémon TCG houve um deck que resistisse durante tanto tempo.

Isso acaba por ser mau, pois nem toda a gente é rica ou consegue ter a sorte de adquirir as cartas necessárias para criar esse deck ou decks do género.

Quem acaba por sofrer com isso são os jogadores "Newbies", pois perdem sistematicamente.

Como consequência directa, os novos jogadores acabam por desistir do jogo, pois fartam-se de perder...

Brevemente teremos "Black & White", que traz uma lufada de ar fresco ao jogo de Pokémon TCG.

As novas regras do jogo também se irão aplicar às cartas antigas [pelo menos parte delas]...mas, ainda assim, eu acredito que uma vez mais, no próximo Mundial de Pokémon [e oxalá eu esteja errado] quem irá vencer será Luxchomp numa versão melhorada com algumas cartas do novo Set Black & White.


Sendo eu um jogador da Old School, no meu tempo [lol!], para tirar um dano considerável era preciso muito esforço e alguma sorte! Hoje em dia, num 1º turno é possível dar donk e ganhar o duelo!

Embora seja fixe, o jogo assim perde um bocado a piada. Falta-lhe aquela adrenalina dos combates renhidos onde se luta até ao último prémio - isso sim dá-me gozo!" ^^

Quanto aos combates, eles foram muito interessantes! Deixo-vos mais algumas fotos deste dia, pois os relatos do Europeu ficarão a cargo dos protagonistas do Evento! ^^ 


Na 2ª Ronda, a Itália teve de jogar contra Itália! Grande azar! :S

O T.O. da República Checa, Tomas Cicha!

Para quem joga Poker, esta cara é bastante conhecida! 
Sasha Giger também gosta e joga Pokémon! ^^ 

Um combate memorável!! Os 2 jogadores mais velhos do Europeu com 57 e 58 anos duelaram como gente nova! É um grande orgulho e uma grande lição a todos os que criticam o Pokémon!
Este é um jogo para todas as idades! ^^

Quem disse que Pokémon é um jogo só para rapazes?
Aqui temos duas mulheres a combater! Grande duelo este!

No próximo post fiquem a saber como acaba o Europeu de Pokémon!