A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) ordenou a «suspensão imediata» da comercialização do Óleo Nutriente para bebés da marca Pré-Natal devido à sua composição não garantir a qualidade microbiológica do produto.
«Atendendo a que a composição/embalagem não garantem a qualidade microbiológica do produto», o Infarmed «ordena a suspensão imediata da comercialização e retirada do mercado de todos os lotes deste produto cosmético e de higiene corporal», refere numa nota divulgada no seu sítio oficial.
A decisão da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde surgiu depois de ter sido realizada uma análise em que foi «detectada uma não conformidade no Ensaio de Eficácia de Conservantes, não tendo o responsável pela colocação no mercado conseguido demonstrar que o produto não apresenta perigo de contaminação».
O Infarmed alerta as entidades que disponham deste produto destinado ao cuidado da pele do bebé para não o vender e aos consumidores para não o utilizarem.
O Óleo Nutriente foi colocado no mercado nacional pela empresa Pré-Natal ¿ Soc. Unipessoal, Lda.
A Autoridade Nacional do Medicamento ordenou também a «suspensão imediata» da venda do lote R481004 do medicamento «Veraspir Diskus, fluticasona + salmeterol, 250 μg + 50 μg», pó para inalação em recipiente unidose com 60 doses, com o número de registo 2875581.
As entidades que possuam em stock este medicamento para tratamento de doenças respiratórias não o poderão vender ou dispensar, devendo proceder à sua devolução, na sequência de ter sido detectado um erro na marcação do prazo de validade no recipiente unidose (marcação de 11/2001 em vez de 11/2011).
A firma Alter S.A. já está a proceder à recolha voluntária do referido lote.