Wednesday, June 9, 2010

«Antero da Alda»





Antero da Alda
Fui alertado pelo professor Antero Pereira de que o link que teria no meu blogue para «Anterozóide (Antero de Alda)», não estaria correcto. Anterozóide é uma página de cartoons de Antero Valério de Lisboa, que por coincidência foi seu colega na Escola de Belas-Artes de Lisboa.
Não obstante creio que não deveria deixar de falar de um Homem que um dia foi meu professor, por sinal do 7.º ao 9.º ano, de Educação Visual. Não me posso esquecer dos pontos que ele ia buscar a todo o lado, quem tivesse bom comportamento teria mais 2 pontos no final. Nesta altura «O Abelhudo» estava a nascer e o prof. Antero foi uma peça fundamental no mesmo. O meu gosto pela fotografia parte dessa época, quando para além de redigir muitos textos para o jornal, era também repórter fotográfico. Lembro-me tão bem, de fotografar professores, alunos, muito gostaria eu de reencontrar a prof. Paula, de cabelos loiros, era docente de História, à época também com a prof.ª Anabela Magalhães, uma vez que a prof.ª Irene Caetano estava no conselho executivo.
O professor Antero é o tão conhecido «Antero da Alda» e há época ofereceu-me um livro da sua autoria «Corresponderá exactamente a cada nível do pensamento uma classe social». É um livro que guardo religiosamente desde 2001 e que hoje faço questão em partilhar convosco algumas partes. É um Homem das artes e está tudo dito!
Já agora ficam aqui os links verdadeiros para «Antero da Alda»:
www.anterodealda.com
www.anterodealda.com/scriptpoemas.htm
www.anterodealda.com/osdiastodosiguais/