Monday, October 20, 2008

F-se! To See if I'm Smiling. Doclisboa 2008



Antes do "To See if I'm Smiling.", fomos presenteados com Impermanet, os famosos 15 minutos de fama. Não. Aqui não foi a fama que moveu o senhor de 96 anos a expor-se. Foi mesmo a sua imperiosa generosidade em expor a sua vida, como um acenar " oiçam!" vale a pena viver. Olhem as coisas com que se fica. Olhem, como eu ainda as vivo. Como elas estão aqui dentro de mim, protegidas e estimadas, como as trato bem. Y eu sou isto tudo. Mas atrás de mim, sentou-se uma Sra., daquelas que se confundem nos e com os docs com a abjecta curiosidade sociológica. Aquelas que se colocam acima das coisas y que têm lá aquela ideia que não desgrudam, nem por nada, que a inteligência y a vidinha elegante mora só dentro delazinhas. A Sra, que chegou atrasada, sentou-se a trás de mim, já no ecrã, o Sr. de 96 anos, com voz de 96 anos, com o esforço da voz de 96 anos nos começara a falar de si. Y ele, a voz, y o que transportava essa voz - a vida toda, imagine-se(!) - se mesclavam num todo impactante, quando a Senhora atrasada, acho por bem, rir, no seu riso cacarejante. No esforço de voz do Sr. de 96 anos y da sua vida embrulhada nessa voz, vinha como legenda o riso cacarejante, intensamente cacarejante da Senhora atrasada. Só dez minutos depois, a senhora parou de cacarejar no riso y engoli-o em silêncio. Afinal, aquele Sr. de 96 anos de voz embrulhada de vida, de vida dele, tinha sido afinal um Médico, um obstetra que abrira uma Maternidade, que fizera vir ao mundo mais de 40 mil seres vivos. É! A senhora cacarejante y atrasada chegou assim ao silêncio. Provavelmente teria que viver outra vida para se igualar ao Sr. de 96 anos. O impacto sociológico roeu-a (especulamos!). Aquando do debate a Senhora teve, claro está, que intervir. Tinha que deixar a sua marca de originalidade. Sim. Ela era Esperta! Logo, ela teve que perguntar ao realizador se o Sr. de 96 anos tinha um olhar " bitter" ???? Ora. Ora. Esta gente chega atrasada aos filmes, fica atrasada. Quero dizer. A Senhora cacarejou tudo y mais alguma coisa, vinha de gavetas abertas para começar a fazer os seus armazenamentos em conformidade com os ditames doentio-sociológicos a priori y depois, como o Sr. era Árabe, tinha que ser Amargo, ter levado uma vida a-m-a-r-g-u-r-a-d-a! Mas que ATRASADA! Ninguém gosta de ser velho. A velhice é como uma doença terminal, o futuro tem os dias contados. Mas aquele senhor irradiava alegria y orgulho da sua vida Bem vivida, fruída y passada. Como que a dizer " Eu fui Amado." " Esse é um tesouro que trago comigo!"



F-se! Esta gente vê doc's y não aprende nada. A ficar calado, p. ex.. A não exteriorizar o seu risinho tonto, querem ser ouvidos por quem?? To See if I'm Smiling. Passa dia 24 às 17.30 no Cinema Londres. É! Aquelas jovens, estão na mesma dimensão do Sr. Ali de 96 anos, mas elas sim, como expressa uma delas " Nunca pensei que não podia esquecer o que fiz!"É Obrigatório!