Sunday, October 19, 2008

F-se! doclisboa 2008! Quando haverá um documentarista Japonês a fazer um doc. sobre o meu Atleta Favorito? Penso nisso! sempre que o ecrã se abre...






Voltaria a escrever o mesmo texto. É! Gosto mesmo do Hiroyuki Tomita 洋之 冨田 (os nipónicos tb! O que abre possibilidades aos devaneios.),
Aqui fica texto, pela 2x, com aquele sabor a poema de António Franco Alexandre (Eco) "Agora vai ser assim: nunca mais te verei./Este facto simples, que todos me dizem ser simples, trivial,/e humano, como um destino orgânico e sensato,/Fica em mim como um muro imóvel, um aspecto esquecido/e altivo de todas as coisas, de todas as palavras.


Eu acrescento ( reitero): há sempre um sopro de Fatalidade, de Azar, de Dor em Hiroyuki Tomita. Perfeito para falhar.
Enquanto dos outros atletas ficamos com a ideia que deram o máximo, com Tomita fica-nos sempre a sensação que um bater de asas de borboleta - algures - lhe estende um movimento precipício; e nos seus olhos vemos, de súbito, tudo. Num instante tsunami, o perfeito fragmenta-se (por um segundo, apenas, como que para respirar de tanta beleza consistente, irrepreensível, generosa) para recuperar o todo, novamente. Mas a devastação consumou-se na fracção minúscula de um momento. E um só momento inteiro será ferida. ... Só em 2005, na Austrália, isso não aconteceu. E na final de Atenas (competição por equipas), Tomita transformou-se em puro ouro na Barra-fixa.Tomita tem 27 Anos, em 2012 terá 31, talvez já não vá a Londres. O ouro já não me importa. Mas, se Tomita marcar presença, lançarei borboletas (minhas) para contrariar o sopro de fatalidade e azar e dor do meu Atleta-Dramático.( Post de Agosto 2008)
F-se! Hiroyuki Tomita, Voltei a Ver Sáb. na RTP2 as repetições das competições das provas masculinas. Noite adentro. Até a um doclisboa2o??. Sim. Se cá estivermos voltaremos a este post.
PS.: Quem Sabe do Tomita, sabe que o exercício da barra-fixa foi uma sombra daquilo que ele consegue y sabe porquê.