Friday, June 17, 2011

No Japão, globo de OLED mostra como a Terra é vista do espaço e em tempo real


Os panéis mostram imagens de satélites do planeta em alta resolução, atualizadas em tempo real.

Um museu nacional de Tóquio, no Japão, apresenta uma forma totalmente diferente de olhar para o planeta Terra. Com um globo de quase 6 metros de diâmetro, formado por painéis de OLED, imagens de satélites mostram como o planeta é visto do espaço, em alta resolução e com atualizações em tempo real.

Assim como destaca o site PopSci, há duas formas bem interessantes de ver como a Terra se parece do espaço: tornar-se um astronauta, ou, para quem acha que é muito difícil, virar um turista espacial. (É claro que esta segunda opção requer também um bocado de dinheiro). Entretanto, o que o Museu Nacional de Ciência Emergente e Inovação de Tóquio fez pode ajudar um pouco aqueles que não possuem nenhuma destas pretenções.

O site Tokyo Tek explica que o Geo-Cosmos foi apresentado pela primeira vez no dia 11 de junho, pela Mitsubishi, em comemoração aos 10 anos do museu. Ele conta com 10.362 panéis de OLED (Organic Light-Emitting Diode), estando suspenso a mais de 18 metros do chão. O site explica ainda que estes novos painéis possuem resolução cerca de 10 vezes maior do que dos LEDs convencionais, com uma resolução de 10 milhões de pixels.

Além de exibir imagens sempre atualizadas dos satélites que orbitam a Terra, no chão, a atração ainda conta com painéis com tela sensível ao toque com mais informações sobre as imagens de satélites, como a temperatura superficial dos oceanos ou mesmo a propagação das ondas de um Tsunami.

O Tokyo Tek ainda apresenta um vídeo que demonstra rapidamente a atração tecnológica do museu, disponível no YouTube.