Será o fim do comércio de jogos usados?
Não, o título não está errado. O novo game da Capcom, da série Resident Evil só poderá ser salvo uma vez. Isso quer dizer que, sempre que o jogador avançar no game, os dados serão salvos e não poderão ser apagados e, após o jogo ser “fechado”, nenhum dado diferente poderá ser gravado novamente.
O site Tiny Cartridges mostra uma imagem da contracapa do game Resident Evil: The Mercenaries 3D, que apresenta a seguinte nota: Os dados salvos neste software não poderão ser resetados. Em outras palavras, isso quer dizer que todo progresso do jogo poderá ser salvo normalmente, porém, apenas uma vez. Isto quer dizer que, caso o dono do jogo queira, talvez, jogar novamente, não poderá salvar seu progresso, tendo que jogar tudo de uma só vez para poder “fechar” novamente.
O site ainda conta que há especulações de que a Capcom fez isso deliberadamente para evitar que os usuários deletem seus dados salvos e possam comercializar os games usados que, em algumas lojas japonesas, por exemplo, podem custar apenas U$ 6 (cerca de R$ 10).
Assim como comenta o site Dvice, é claro que as empresas desenvolvedoras de games não ganham nada com o comérico de games usados, mas será que impossibilitar os usuários, que compraram os games, de apagar os dados salvos, para jogar novamente, emprestar a um amigo ou mesmo a um irmão menor, é realmente o melhor caminho?