Tuesday, November 2, 2010

Report Praga - Dia 2

Olá a todos!


Eis que finalmente me sentei em frente do computador com algum tempo livre para pôr a escrita em dia!


Vamos lá então ao Report do 2º dia da Viagem a Praga!


"Acordamos cedo neste dia. 
Era nossa vontade visitar a cidade durante a manhã, pois o tempo livre seria pouco ao longo dos dias de passeio em Praga.
Depois de banho tomado e vestidos, eu e o Lagrifa fomos tomar o pequeno almoço.
E que pequeno almoço!
Havia de tudo um pouco neste pequeno almoço: sumo de maçã, sumo de laranja, leite frio, leite quente, café, cereais, dois tipos de bolos, fruta, salada de fruta, iogurte, pão fresco, pão torrado, salsichas e chouriças pequeninas, feijoada (sim, é verdade!) (O Lagrifa quase todos os dias comia isso ao pequeno almoço!), ovos estrelados, uma variedade de queijos, fiambre, presunto e chouriço!
Verdade seja dita que nunca tinha comido tanta variedade de coisas ao pequeno almoço - mas comi algumas e souberam-me muito bem. ^^

 Ju e João Lagrifa à saída do Hotel Duo!

Depois de nos banquetearmos ao pequeno almoço, lá fomos para a estação de metro mais próxima do hotel, que ficava a cerca de 5 minutos, indo a pé. Apanhamos o metro/comboio para o centro de Praga e saímos numa estação chamada "Muzeum". Quando chegamos à superfície, deparamo-nos com uma Avenida enorme, que me fazia lembrar a Avenida dos Aliados, mas muito maior e cheia de lojas.

As lojas eram muito variadas: havia desde lojas de roupa de vários pontos do Mundo, passando por pequenas lojas de conveniência, (onde fomos tratados de forma um pouco antipática pela cota que estava nas caixas), lojas só para turistas, lojas de telemóveis e outros artigos topo de gama a preços interessantes, bingos e casinos (curiosamente havia aos montes espalhados pelas ruas de Praga), mas também restaurantes variados, onde se confeccionava comida tradicional e internacional.

Um ponto de interesse bastante popular são as "caravanas" para comer os cachorros quentes à moda de Praga: eles levam salsichas enormes ou chouriças enormes, é à escolha do freguês (lol!). Para tornar as coisas mais "quentes", como lá faz muito frio, os comerciantes destas "caravanas" oferecem-nos vinho quente com canela! 

 Em frente a uma das barracas que vendiam os cachorros quentes à moda de Praga com oferta de vinho quente com canela!

É verdade! Essa é uma das bebidas que podem escolher levar nos menus! 
[Diga-se de passagem que é bastante bom!]


Vejam só o tamanho daquilo! xD


Seguimos viagem, continuando a explorar uma série de lojas. Depressa percebemos que o tempo não iria chegar para muito: era preciso estar no hotel às 15 horas, quando se desse o início das actividades do Europeu de Pokémon!
Acabamos por regressar ao hotel e almoçar alguma coisa por lá. Ao chegar à Sala de Convívio, deparamos com alguns jogadores de Pokémon a treinar: já começavamos a sentir o ambiente que antecede os grandes eventos de Pokémon!

  Hum...Itália contra a França...quem irá ganhar o duelo?


Como qualquer bom evento que se preze, não começou a horas, e ainda bem, pois assim deu tempo dos restantes jogadores de Portugal chegarem!

O cartaz à entrada das Salas onde ia decorrer o Europeu!

Quando chegaram, foi os cumprimentos e abraços da praxe. Depressa se ambientaram neste novo "mundo", começando logo a fazer trocas épicas!

Passado algum tempo, chamaram todos os jogadores para fazerem as decklists.
Eu fui "dispensado" do meu "trabalho" como Judge pelo resto do dia, para poder gozar um pouco da estadia em Praga, mas principalmente porque só ia decorrer o Booster Draft, não havendo necessidade de estarem muitos Judges no local..

Os Tugas a preparar os decks...são os últimos ajustes! 

Eu e a mãe do Lagrifa decidimos aproveitar para ir de novo à cidade, enquanto os Tugas ficavam entretidos a fazer trocas e a combater contra possíveis adversários!

Durante este  passeio à cidade de Praga, calhou de estarem imensos adeptos escoceses a passearem por lá também!
Isso aconteceu porque a Escócia ia jogar contra a República Checa nessa mesma noite! eu sempre achei curioso os kilts que os escoceses vestem em certas ocasiões e foi desta que vim a saber um pouco mais sobre o tema! 
Salutar convívio entre Escócia e Portugal!
"Criiistiano Ronaaaldo!" - gritavam os escocesses quando dizíamos que erámos de Portugal!

O kilt é um saiote masculino, pregueado na parte de trás, parcialmente trespassado na parte da frente, de comprimento da cintura até aos joelhos. Feito original e tradicionalmente de tecido de lã e com padrões de tartan, o kilt era utilizado por guerreiros e batedores dos clãs, sendo que cada clã tinha o seu próprio tartan. 
Era o traje típico de homens e jovens da montanhas escocesas do Séc. XVI. Desde o Séc. XIX está associado a toda a cultura escocesa, e/ou com a herança da cultura celta (e mais especificamente da gaélica).
O primeiro kilt encontrado é datado do ano de 2000 a.C. e foi encontrado perto da região de Nuremberg, na Baviera, trazido pelos celtas. Apesar de não estar totalmente comprovado, acredita-se que o kilt é uma herança céltica.

Hoje em dia, vários países importaram a cultura e o uso do kilt, fazendo-o ultrapassar largamente as fronteiras da Escócia. Assim, surgiram kilts confeccionados com tecidos que não são de lã, e nem mesmo com a padronagem tartan (lisos de cores sólidas ou camuflados). Assim, a associação do kilt com ocasiões formais ou jogos das Highlands escocesas e eventos desportivos, acabou ficando para trás, onde, nos últimos anos, se tornou uma peça do vestuário masculino, quer formal, quer informal. 

Quando perguntei quanto ficava fazer um kilt, até me passei: cada kilt fica à volta dos 400€/500€, pois são necessários nada mais nada menos que 6 a 8 metros de tecido para fabricar um kilt!  *.*

Após deixarmos os "nossos novos amigos" e com a promessa que iriámos torcer pela Escócia (que acabou por perder por 2-0 ), seguimos viagem.

Um facto curioso é que cada rua ou avenida em Praga conduz-nos a uma área totalmente nova da cidade! Se de manhã estivemos numa zona cheia de lojas onde praticamente passamos toda a manhã e início de tarde, bastou virarmos numa rua para as coisas mudarem completamente e irmos dar a uma nova zona da cidade!

Atrevo-me a dizer que fomos dar a uma lugar mais cultural da cidade, pois os edificios eram todos muito bem trabalhados. Havia também dois teatros, um em frente do outro, uma igreja pequena ao lado de um centro comercial - adorei esse pormenor - entre outras coisas.



Um dos teatros de Praga! 


 Este Teatro é mesmo em frente do outro!
Nós erámos para ter vindo ver " O Lago Dos Cisnes", mas acabamos por não ter tempo no domingo!


Lá em Praga acabei por comprar o meu carro novo!
Que tal? ^^


Uma pequena Igreja de Praga, mesmo ao lado de um Centro Comercial [à esquerda]!

Bem, aqui na igreja passou-se uma cena caricata, digna de entrar no report!
Estava eu a começar a filmar a igreja por dentro, pois tinha imagens e pinturas muito bonitas quando de repente, começa a ouvir-se um orgão enorme a tocar e me apercebo que estava a começar uma missa ortodoxa! xD
Eu e a Ju começamos a rir e a falar em português para que percebessem que eramos turistas e que não tinha sido por mal! A rir, saímos de lá e continuamos a explorar a cidade. Depressa começo a sentir frio e arrependo-me de não ter trazido um casaco. Curiosamente e porque estas coisas só me acontecem a mim, eis que descobrimos um pouco depois, uma loja de roupas em 2ª mão! :D
A loja já estava quase a fechar mas as senhoras foram bastante prestáveis e simpáticas. Após alguns minutos divertidos à procura de algo confortável e quentinho, eis que encontro um casaco enorme, dual type (reversível) e por apenas 8 euros! ^w^

Sem dúvida das melhores compras que fiz em Praga! XD 

 À entrada/saída de uma das pontes sobre o rio que atravessa Praga, já com o casaco vestido!


Depois disso começamos a sentir fome....afinal tínhamos almoçado há mais de sete horas! Decidimos regressar ao Centro Comercial junto da tal Igreja onde estivemos à pouco. Pelo caminho ainda visitamos várias lojas, onde havia artigos muito engraçados, entre eles:

* Cachecol do CSI;
* Papel higiénico com formato de notas de 1$;
* Algemas e muitos outros artigos;
* Um candeeiro muito....vejam a foto;

Os famosos candeeiros!
Para darem luz, vocês...hum...
[como dizer isto sem parecer mal?]
Têm de "mexer" na pilinha do boneco para ele dar luz! XD 

E também existe numa versão "pink"! xD

Rimos imenso nesta loja! Ficamos de "olhos" em imensos artigos que iríamos comprar numa próxima vez que viessemos a esta zona da cidade [que infelizmente não chegou a acontecer...].
Passado um pouco encontramos outra loja interessante, que já havíamos falado durante a viagem: uma loja de tatuagens! 

A loja chama-se Tribo! 
Nome original, não acham?


A viagem a Praga serviu para alargar alguns horizontes - um deles foi comer comida da Mongólia!
Pessoalmente e como já referi no 1º dia de viagem, não gosto de comer legumes, como muitos de vocês! A Mongólia, que para quem não sabe, fica na Ásia Oriental, entre a Rússia e a China. 
Os pratos deles são bastante agradáveis e  verdade seja dita, com a fome com que estavamos a comida quentinha "soube-nos pela vida"!

A escolher o prato que iria comer: curiosamente o prato levava muitos legumes, mas souberam-me bastante bem! :D

Já começava a ficar tarde e ainda tinhamos de levar os tugas a jantar! 
Regressamos ao hotel e lá fomos com eles em busca de um local para comerem! 
Pelo caminho aproveitamos para tirar umas fotos "para mais tarde recordar"!

 "Quem quer uma Extra Lambada?"
 
 "Ou talvez prefiram umas Pegas?"
Até são baratas por aqui! [rofl]

  
E Vivam os Poké-Tugas!

Acabamos por ir jantar à pizzaria onde fomos na 1ª noite. Depois de mais mil e um temas de conversa, regressamos ao hotel e fomos dormir...o dia seguinte marcava o início do maior evento de Pokémon na Europa!"

E assim termina o nosso 2º Dia em Praga!
Não percam a partir do próximo post: O Europeu de Pokémon!