Adiantará alguma coisa eu dizer:
Ninguém efectivamente sabe do que está a falar. Só eu! ;)
Desta minha falta de talento em me expressar, espero que alguém mais Potente na Expressão consiga acompanhar:
Se é para parar este processo de avaliação. Pois que pare. Mas, se y somente se, para proceder a uma reforma Implacável de todo o Sistema.
1. Exames Nacionais de Acesso à Careira Docente.
2. Eliminar DEFENITIVAMENTE este Sistema de Escalões
( Este sistema de Escalões só se justificava, se em termos de mercado de trabalho, o ser professor não fosse uma profissão atractiva, como aconteceu no passado. Agora já não faz sentido. Constatamos que do Excedente de Profissionais, há muitos Professores Competentes ( Licenciados Y Profissionalizados Não-Colocados) que ficam de fora do Sistema, para dar lugar a quem Comprou o seu Lugar no Mercado de Trabalho, p.ex.. A Outra razão - pateticamente equivocada até pelo Paulo Portas - é o seguinte: A um Professor Exigesse que seja Exelente do primeiro ao último dia da sua actividade. Não é aos "bocadinhos", básico, não? ...).
3. Tal como em Espanha: A Classe de Professores passaria a ser só UMA. Y não uma Falsa Classe, sub-dividida por interesses inerentes a cada patamar de carreira a que se subsumiam. Os Escalões representam isso: fragmentação criadora de tensões ( se acedidas por avaliações aleatórias), vaidades OCAS ( o tempo de Serviço era o Critério) y desresponsabilização face aos resultados obtidos, quero dizer: desempenhar um papel estruturante na Melhoria progressiva da qualidade do ensino em PT.
4. Como em Espanha: Ordenado Igual do Princípio ao fim de Carreira ( com as actualizações anuais etc's). Esse Ordenado, obviamente deveria, como em Espanha, encontrar um valor de "Dignificação da Profissão" ... . Com um Exame Nacional de Acesso à Carreira Docente - sério y rigoroso! - em que ninguém fosse prof. por acaso; a Classe seria respeitada y ela própria se sentiria fortalecida para enfrentar os obstáculos, bem como posicionar-se y fazer a sua afirmação com Maturidade.
5. Quem não reconhecer estes 4 pontos: Não pensa ou então está tão embrulhado no novelo que nunca encontrará o fio à meada.
6. Mudar para melhor não custa NADA. A Solução é esta. Mérito, Seriedade y Reconhecimento são os Valores Novos! Mas possíveis de serem promovidos y tornados realidade.
7. Não se esqueçam que a Matéria-Prima dos Professores são Crianças Y Adolescentes. Por conseguinte, não são produtos como os das outras profissões.
8. Vale? ( Pois se não vale, pensem outra vez: Ok!)
Ninguém efectivamente sabe do que está a falar. Só eu! ;)
Desta minha falta de talento em me expressar, espero que alguém mais Potente na Expressão consiga acompanhar:
Se é para parar este processo de avaliação. Pois que pare. Mas, se y somente se, para proceder a uma reforma Implacável de todo o Sistema.
1. Exames Nacionais de Acesso à Careira Docente.
2. Eliminar DEFENITIVAMENTE este Sistema de Escalões
( Este sistema de Escalões só se justificava, se em termos de mercado de trabalho, o ser professor não fosse uma profissão atractiva, como aconteceu no passado. Agora já não faz sentido. Constatamos que do Excedente de Profissionais, há muitos Professores Competentes ( Licenciados Y Profissionalizados Não-Colocados) que ficam de fora do Sistema, para dar lugar a quem Comprou o seu Lugar no Mercado de Trabalho, p.ex.. A Outra razão - pateticamente equivocada até pelo Paulo Portas - é o seguinte: A um Professor Exigesse que seja Exelente do primeiro ao último dia da sua actividade. Não é aos "bocadinhos", básico, não? ...).
3. Tal como em Espanha: A Classe de Professores passaria a ser só UMA. Y não uma Falsa Classe, sub-dividida por interesses inerentes a cada patamar de carreira a que se subsumiam. Os Escalões representam isso: fragmentação criadora de tensões ( se acedidas por avaliações aleatórias), vaidades OCAS ( o tempo de Serviço era o Critério) y desresponsabilização face aos resultados obtidos, quero dizer: desempenhar um papel estruturante na Melhoria progressiva da qualidade do ensino em PT.
4. Como em Espanha: Ordenado Igual do Princípio ao fim de Carreira ( com as actualizações anuais etc's). Esse Ordenado, obviamente deveria, como em Espanha, encontrar um valor de "Dignificação da Profissão" ... . Com um Exame Nacional de Acesso à Carreira Docente - sério y rigoroso! - em que ninguém fosse prof. por acaso; a Classe seria respeitada y ela própria se sentiria fortalecida para enfrentar os obstáculos, bem como posicionar-se y fazer a sua afirmação com Maturidade.
5. Quem não reconhecer estes 4 pontos: Não pensa ou então está tão embrulhado no novelo que nunca encontrará o fio à meada.
6. Mudar para melhor não custa NADA. A Solução é esta. Mérito, Seriedade y Reconhecimento são os Valores Novos! Mas possíveis de serem promovidos y tornados realidade.
7. Não se esqueçam que a Matéria-Prima dos Professores são Crianças Y Adolescentes. Por conseguinte, não são produtos como os das outras profissões.
8. Vale? ( Pois se não vale, pensem outra vez: Ok!)
Nota.: Esta Proposta Tb serve para o Governo Negociar - y já! . Eh eh eh Há professor que até vai exigir que no Processo em curso o Cão-guarda da escola o Avalie. Porque será???
PS.: Em Espanha a Média de Preparação para este exame exige um trabalho de dedicação no mínimo de 2 Anos.
F-se! Não chega dizer: "Parar com o Processo!". É Fundamentar ter Uma Solução, ou como começar a resolver o Problema. Ou Estes senhores são como que pais tontos a cederem a uma infantilização inaceitável de Adultos Caprichosos muito do "porque sim!"??