Thursday, October 14, 2010

As Crónicas de Josuke - a caminho de Praga! Dia 1

Olá a todos!


O meu report ficará marcado por uma visão não só do evento, mas também da visita por Praga, de um modo geral.


Na verdade, o único dia em que tive tempo para escrever foi o primeiro, quando ainda ia para a República Checa. 


Os dias do Europeu foram bastante intensos, com muito trabalho tanto dentro do evento como fora dele.

A partir daí, o meu report será à base de lembranças e recordações de momentos que passei por lá e também com a "intervenção" aqui e ali dos protagonistas do evento! ;)

Sem mais demoras, aqui fica o primeiro dia de viagem!


A partida! 

"O dia amanheceu cinzento.
Bem, estava cinzento só de aparência, porque a mim a sensação de viajar dá-me sempre uma enorme alegria e liberdade. Pelo menos a ida para o estrangeiro, a vinda é sempre por alguma tristeza. Pouco passava das sete da manhã quando me comecei a arranjar. Depois de tomar um banho, vestir-me e dar uma última olhadela à bagagem, tomo o pequeno almoço.
Tudo em ordem para a partida.
Despeço-me do Nuno, o meu melhor amigo e lá vou eu, a caminho do aeroporto. Apanhamos uma carrada de trânsito devido a obras e todos começavamos a ficar impacientes. O voo era só às onze e meia mas nestas alturas queremos que tudo corra sempre o melhor possível. Mal chegamos ao aeroporto, eu vou tratar do check-in. Vejo o Lagrifa e a família dele lá ao fundo mas eu ainda não podia ir ter com eles - primeiro tinha de ir despachar a bagagem. Trato disso, vou ao wc tratar de outras coisas (lol!) e depois disso vou comprar algo para ler durante a viagem. Lá dentro acabo por me cruzar com Manuel Serrão, uma figura pública bastante conhecida e logo sinto que era um bom presságio: já quando fui à Hungria há 4 anos atrás me cruzei em Amestredão com jornalistas da SIC e tudo havia corrido melhor do que eu podia imaginar! ^^
Recebo as últimas sms de boa viagem do meu irmão, mãe, Nuno e do Sora. 
A minha avó e o meu compadre que me havia trazido ao aeroporto despedem-se de mim também e lá vou eu, a caminho da inspecção final. Tudo parecia em ordem mas...eu levava um iogurte líquido na mochila! Era para o beber antes do embarque mas com toda a confusão, acabei por me esquecer disso! Tratei de explicar isso tudo mas com uma cara de "lamento imenso", confiscaram-me o iogurte para quem sabe o beberem eles mais tarde. Que lhes faça bom proveito! xD
E assim foi o meu primeiro imprevisto nesta longa viagem! xD
Entretanto, encontro-me com o Lagrifa e a família dele - vamos todos juntos para Praga!
Conversa puxa conversa e chega a hora de embarcarmos no avião. Lá vamos nós a caminho de Frankfurt, na Alemanha! Seria aí a nossa primeira paragem antes de chegarmos à República Checa. Após algum tempo de voo, eis que vejo algo que nunca pensei poder ver visto de um avião: um arco-íris!
OMG! Eu estou a ver um arco-íris do alto das nuvens!
Que imagem mais linda!
Ainda me apressei a ir à mochila buscar a máquina para fotografar aquilo mas o avião não pára, e eu já não fui a tempo...queria muito partilhar com todos aquele momento...
Quando dou por mim, estavamos a sobrevoar o Atlântico! 
OMG! Que awesome!
Desta vez consegui filmar e fotografar a ocasião! xD

 À saída da Península Ibérica

Tudo isto para mim é mágico! A sensação que me vai na alma é indescrítivel!
Lembrei-me de imediato da viagem a San Diego o ano passado. Foi tudo tão bom! 
E voltamos a ver terra! Estavamos a chegar à França!
A dada altura chegou a comidinha! 
O nosso almoço foi carne assada com legumes e batatinhas assadas.
Pessoalmente detesto legumes - mas desta vez até os comi e sinceramente, souberam-me bem! XD
Um parênteses sobre o almoço - o Lagrifa não quis comer aquela comida, então começou a comer umas sandes de queijo que a mãe dele havia preparado. qual não é o nosso espanto quando as hospedeiras de bordo, que eram alemãs ou austríacas, se mostram admiradas a olhar para ele e para as sandes! 
"OH!! Não tem côdea!" - exclamavam elas! 
"Tens uma mãe muito simpática que te tira as côdeas das sandes!" - diziam elas ternurentas. 
E nós: "WTF?"
"Este pão é mesmo assim, já vem sem côdea! 
Vocês nunca tinham visto pão sem côdea?  - pergunta o Lagrifa.
Elas respondem que não muito admiradas e ainda chamam outro Hospedeiro de Bordo para ver também aquela "novidade"!  - que grande Fail! - XD
Passados alguns minutos depois deste episódio tão pituresco, onde descobrimos que na Alemanha e na Aústria não existe Pão de Forma sem côdea, eis que começa a surgir uma enorme cidade por entre as nuvens.
Intrigado, viro-me para uma das hospedeiras e pergunto onde estavamos, mas ela não sabia - fail! - mas ia perguntar ao Comandante.

Minutos depois, ela diz-me que estavamos a sobrevoar Paris - sugoi! - e que em breve estaríamos a atravessar o Luxemburgo. 

 Paris vista do alto das nuvens!

A viagem depois deste episódio foi rápida. 
Depressa nos pusemos na Alemanha.
O aeroporto de Frankfurt é bastante grande - tivemos de andar pelo menos uns 2 km até chegarmos ao novo local de embarque. Pelo meio íamos vendo um pouco de tudo o que se encontra nos aeroportos internacionais - multiplicidade de culturas, montes de pequenas lojas carregadas de souvenirs, muitos aviões que iam para todo o Mundo.

 Um avião do Iraque!

Ao embarcarmos, voltei a calhar de ir a uma janela! 
Fixe!
Adoro ir à janela porque assim posso ver a paisagem e tirar fotografias! 
Para tornar a viagem ainda mais inesquecível, calhou de irem ao meu lado adeptos escoceses, que iam vestidos a rigor, com os kilts típicos da Escócia! xD
Levantamos voo e passados nem 5 minutos já estávamos de novo no alto das nuvens a viver um sonho!
Esqueci-me de dizer que em Frankfurt também estava um tempo feio e cinzento como em Portugal. No entanto, no alto das nuvens estava um sol brilhante, lindo, e por baixo de nós um espesso e enorme mar de nuvens! 

 Um "oceano" de nuvens que cobriu toda a viagem entre Frankfurt e Praga, debaixo de um sol radioso!

Acima de nós, o céu quase completamente limpo! E foi assim durante toda a viagem entre a Alemanha e a República Checa. A massa de nuvens manteve-se, para grande espanto meu.

 Parece areia, não parece?

Ao chegarmos a Praga, o meu primeiro pensamento foi - "ora bolas, viemos parar ao fim do Mundo!" - isto porque o aeroporto fica situado numa zona só de campos e sem nada de especial nos arredores.
Como estava enganado! xD 
O dia mantinha-se cinzento, parecia que as nuvens não paravam de nos perseguir a viagem toda! Fomos cambiar dinheiro para a viagem, pois o hotel tinha mandado um táxi para me vir buscar a mim e ao Lagrifa.
Só nessa viagem, que demorou quase uma hora devido ao trânsito, me apercebi como estava enganado! 
Praga é uma cidade com mais de 1 milhão e 200 mil habitantes e é enorme, para não dizer gigantesca! Só do aeroporto ao hotel eram cerca de 30 a 40 km! E é tudo dentro da cidade!
Quando chegamos ao hotel, fizemos o check-in e lá nos instalamos. O quarto é bastante agradável, climatizado, com televisão, mini-bar e uma casa de banho simpática.
Algum tempo depois, decidimos ir jantar - e aqui começou a nossa primeira aventura em Praga.
Como já devem ter percebido, o hotel fica bastante longe do centro da cidade, cerca de 15-20 km. Quando nós saímos para jantar, lá prás 20:30, hora local (+1 hora que em Portugal), foi um castigo encontrarmos um lugar aberto para comer a essa hora. 
É verdade! 
Aqui as lojas, restaurantes e tudo o resto, salvo raras excepções, fecham bastante cedo - quase todas entre as 19 e as 20 horas!
Depois de andarmos quase meia hora a pé e termos perguntado às poucas pessoas que encontramos pelo caminho, lá demos com uma pizzaria/pub! ^o^
Escusado será dizer que todos devoraram com prazer as pizzas que encomendamos! xD
Depois disso, o cansaço e o sono começaram a abater-se sobre nós e foi com agrado que regressamos ao hotel e fomos para a cama, rumo a um merecido descanso!
E assim termina o nosso primeiro dia de viagem!"


Josuke