Tuesday, September 30, 2008

F-se! Recordações das Casas Amarelas

Foto: Fernanda Fiamoncini



"O presidente da autarquia disse que quer revelar a lista dos beneficiários do património camarário disperso (ou seja, património fora da lógica dos bairros sociais). Mas como estão em causa questões da vida privada, pediu um parecer prévio à Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD). Mediante esse parecer divulgará (ou não) essa lista." In DN Online.



Convenhamos, o pedido deste parecer é absolutamente patético, senil e, obscenamente, privado da mais elementar noção de ética. Estamos face a decisões que se norteavam pela mais fina imoralidade: a do Dar, olhando muito bem a quem só se conhecia e em detrimento sabemos lá de que desconhecido! É só uma questão de sairmos para a rua... Y! em vez de enxotar o Sem-Abrigo, Isso!, começar a tagarelar; talvez, não seja difícil concluir que a RUA foi uma coisa dessas, a quem, é vulgo denominar PERFIL! Quantas bolas de neve tais decisões - tão assertivas e florescentes de uma regularidade - não tiveram consequências nefastas na vida de quem efectivamente se viu à mercê, apenas, do seu ânimo para ganhar coragem de todos os dias percorrer Ruas de uma Grande Cidade que fazia gala dos seus valorosos Princípios de Diferenciar Amigos&Cidadãos de Cidadãos. Consumando este acto num hábito que fez curriculum transversal, e que, por isso, dá azo a que se solicite um parecer da Comissão de Protecção de Dados! DESAVERGONHICE! Uma Enorme Desavergonhice. Tal como disse, uma vez, à Catarina Vaz Pinto ( mulher do António Guterres), aquando da Protecção de Dados ( "para não constranger os beneficiados as bolsas, estas não são tornadas públicas") de quem tinha beneficiado de Bolsa de Estudo para uma Pós-Graduação da qual ela era Coordenadora e Responsável (cujo critério era o misterioso Perfil… ehehe das dez bolsas, só uma pessoa reconhecia tê-la recebido! Y era uma bolsa por “mérito”) ... "90% da população mundial é POBRE, vamos ter vergonha de quê???" Y! Reforço, tal como na altura, “Isto parece daqueles Programas do FBI, de Protecção de Dados das Testemunhas de um Crime”.
O cidadão está à mercê da Lei - para o bem e para o mal ( p. ex.: ficar com a Rua como casa, porque só é cidadão...); o Amigo versus Cidadão está também à mercê da Lei - para o bom e para o Melhor! Eis a diferença. Desavergonhice. Uma pouca vergonha.

F-se! A POBREZA NÃO É CRIME! A DESAVERGONHICE É O OPORTUNISMO ( não estou a falar de Ricos!) FAZER-SE PASSAR POR POBRE, atirando este, ainda mais, para a um (muitas vezes sem volta) "Salve-se Quem Puder"!

Monday, September 29, 2008

F-se! A Corrida à OBSCENA, 1 de Outubro, Já!

15/16
Uma revista obscenamente vital, para: reflectir com, acompanhar o que, viver com o que, guardar sempre, e, perto; numa palavra: tratar da catarse.
.
.
.
F-se! A Revista Obscena Custa 4.20 Euros! Ou seja, vale 3x o Preço de Capa.
PS1.: O Tiago Bartolomeu é Corajoso!
PS2.: Não está numa banca qualquer perto de qualquer um, ainda. (Mas a Livraria do King tem sempre!).

Sunday, September 28, 2008

F-se! Gato em Telhado de Zinco Quente.


PAUL NEWMAN
27 de Setembro de 2008
“I picture my epitaph:
"Here lies Paul Newman, who died a failure because his eyes turned brown".”


F-se! A Beleza Como Sombra, Sempre.

Saturday, September 27, 2008

F-se!, O OBAMA!. Um Cigarro teria sido menos mau!

No Debate!



Aqueles reiterados e compulsivos "Temos o Mesmo Ponto de Vista"etc's foram mais nocivos do que Cigarro.



E depois nós não somos propriamente o cão do Ged Quinn


(I Like America - Ged Quinn)


para não ficarmos F-se! para o Obama. Afinal, o outro nem hesitou em apresentar como medida de segurança = Soldados&Irão. Vai ser b'nito. E o raio do entradote tem a classe da raposa velha, não perdeu uma oportunidade e desdenhou com displicência os " Temos o Mesmo Ponto de Vista"etc's todinhos.
F-se! I Like America! Ó! Obama! Pá!

Thursday, September 25, 2008

F-se! Nostagais de Cinema Americano&doclisboa.

Entrevista con Ross McElwee








Sherman's March A Film by Ross McElwee





Bright Leaves - Non Fiction Movie via Noolmusic.com



ROSS MCELWEE

Ou um verdadeiro escritor - Ultra-preguiçoso - que usa as imagens como legendas, para que do essencial nada, absolutamente nada, fique por dizer. Acutilante, divertido, duro, frio e directo, sempre mesclado no mais arguto dos humores, a realidade é um verdadeiro yo-yô na sua câmara de filmar, que carrega às costa - "como um burro"( expressão do Musil) -, e a nós resta-nos o arrepio, o riso - esse constante riso - abruptamente interrompido para dar largo espaço à consternação, ao lado mais profundo, sério e privado que julgávamos - de início - ser impossível experienciar, tal a mestria com que fomos conduzidos por RM.



F-se! É. O cinema Americano É EXCELENTE!

Monday, September 22, 2008

F-se! Seu Ribeiro.





F-se! Gosto deste timbre...

Sunday, September 21, 2008

F-se! O Mundo de Saturno Buttò.

































































SATURNO BUTTÒ







"Saturno Buttò was born in 1957, May 14th, in Portogruaro (Province of Venice).Between 1970 and 1980 he moved to Venice to attend first the High School of Art and then the Fine Arts Academy. The High School initiated him into the classical drawing - that will be perfected throughout the years -, whereas the vocational experiences at the Academy were mainly about non-traditional way of expressions. After graduation his artistic personality was already strong, but he did not single out his own original style yet. So he decided to segregate himself in his studio to start an elaboration that would lead soon to a kind of unique painting, owing nothing to any past or contemporary artist, and being immediately recognizable in the current international outline as well. Since 1983 he has been owner of a studio - gallery located in a byroad of Bibione, a seaside resort in the province of Venice; that place is conceived as almost unnoticed to the passengers: this choice reflects the artist’s lone temperament and discretion. Could these two qualities make us think, as the ancient used to say, that a man’s name can actually affect his nature? Nomen est omen? For sure we know that his name is the reference of the peculiar ideographs that stand as his signature on the works: indeed they are personal variations of the symbol that represents planet Saturn in the septenarius."


F-se! http://www.saturnobutto.com/ É bem mais Picante. Ora, ide lá confirmar ...

Saturday, September 20, 2008

F-se! Em dia de Aniversário Finda o Questionário.

Qual destas personagens transformarias no teu Custardoy? ( Não percebes a pergunta?! Então, vai ler "O Teu Rosto Mañana", do Javier Marías.

O Marido da tua Amante.
6 (14%)

A Amante do teu Marido.
3 (7%)


A Mulher da tua Amante.
1 (2%)

O Marido do teu Amante.
3 (7%)

A ti próprio/a por pura estética.
7 (16%)

Só vais ler o Javier Marías se ele ganhar o Nobel.
22 (52%)

Votos até o momento: 42
Votação: encerrada

Conclusão: A maior surpresa será para quem faz de si próprio um Custardoy!, nem por estétia, nem por estética.

F-se! Vá, vão la ler "O Teu Rosto Amanhã" e não hesitem face aos Custardoys que a vida nos coloca à frente. O Javier Marías com este livro ganhará o Prémio Nobel da Literatura 2008. Depois não digam que não avisei...

F-se! doclisboa 2008 11 Dias de Cinema-Obrigatório! Com LAMENTÁVEL Filosofia de CHULARIA!

UM INEGÁVEL FESTIVAL DE CORAGEM E MÉRITO.
UM INCONTORNÁVEL MOMENTO DE PARTICIPAÇÃO CULTURAL.
UM INESTIMÁVEL TRABALHO - EXEMPLAR !- CONTRA A INDIFERENÇA, O COMODISMO, O LAVAR DE MÃOS.
UM FESTIVAL OLHOS ADENTRO!



Mas! Mas! Mas há sempre algo de inadmissível-incompreensível! A quem apontar o dedo e que assuma a responsabilidade. Não-não, não há. A bola é chutada como charro que passa de mão em mão, e cada um imputa a outro, aos outros a responsabilidade. Eu aponto a mão toda, para que nenhum dedo fique voltado para mim - aqui - mais um ano a "morrer de asco". O preço da sessão é 3.5 Euros ( barato! vociferam todinhos, agoniados com o cheiro a pobreza na carteira de alguém; como a agoniada Pavoa, com nome de famoso escritor sueco, no ano de 2005, a Pta! Sim, a Pta!-Pavoa - com nome de escritor Sueco&Famoso - que até levou ao limite a sua pavoagem-ptce ao desacreditar uma acreditação de um Jornal-Regional, com artigo sobre o Festival publicado, inclusive. Sim. É alta desavergonhice de Ptce de Pavoa com nome de escritor-famoso&sueco. Desavergonhice e abjecção humana concentrada em tão elevada pureza num único ser que de vivo pouco lhe sobra para a humanidade.). Porque ficou dito. Adiante. 3.5 Euros a sessão, para quem realmente leva o Cinema-Documental=/Poesia/Humanidade a sério é um duplo golpe: financeiro ( 3.5: apenas faz vassalagem narrativa a quem encara o cinema Documental como uma Moda In/ Coisa Chic ( pensemos no que se passou, p.ex., este ano no Indie. É! Que filme... B'nito!)/ "o para que nos vejam" e etc-pior) e de Mais Um Ano ( já aconteceu em 2004/05/06/07 e agora 2008!!!) o doclisboa que coloca em bicos de pés: "apostou na capitalização do renovado interesse dos espectadores portugueses pelo documentário e conseguiu trazer às salas da Culturgest, do Cinema Londres e do Cinema São Jorge, um público muito numeroso e entusiasta. " mais uma vez deixa passar oportunidade de OFICIALIZAR a EXISTÊNCIA - EFECTIVA - do Espectador de Cinema Documental, ao Proporcionar - simplesmente - o PASSE para o Festival.

Já é tempo do doclisboa e os Senhores que seguem no link http://www.doclisboa.org/parceiros.html reunirem, uma simples coisa, a que o Kant chamou de Boa-Vontade, e, reconhecerem que de facto existe o Espectador de Cinema Documental, esse que não espera o Festival para parecer ver 2 ou 3 filmes, mas que ANSEIA por ver o maior número de filmes possível, e, como é do conhecimento de todos, é a única oportunidade possível de o poder fazer em sala. LAMENTO, só posso lastimar esta Filosofia - inflexível - de Chularia.


F-se!EPÁ! Quero lá saber da das bebidas que uma marca patrocinadora distribui gratuitamente no Bar da Culturgest! EU QUERO É VER CINEMA DOCUMENTAL! 3.5 Euros é Alta-CHULARIA!
PS.: Pena é tudo isto implicar ( em termos práticos) a experiência BOA de ficar à mercê da Humanidade louvável e integra de um Sérgio Tréfaut;
ou da experiência MEDONHA ( atrás descrita, ainda que já tenham passado 3 festivais) de ficar à mercê da desdenhosa, abjecta, agoniante, fétida impostura da pavoa com nome de escritor sueco, (e desta última há muito por aí, com a clássica roupagem do sonso&piroso)!
É tão simples a honestidade-humana: UM PASSE PARA O FESTIVAL!

F-se! doclisboa 2008,11 Dias De Cinema-Obrigatório!






«Doclisboa has established itself as one of the world’s leading documentary film festivals»James Norton – Vertigo
«The selection at doclisboa shows that there is a festivalthat selects films for their artistic value» Ulla Jacobsen - Dox
O doclisboa é o único festival de cinema em Portugal exclusivamente dedicado ao documentário.Em 2007, na sua quinta edição, o doclisboa apostou na capitalização do renovado interesse dos espectadores portugueses pelo documentário e conseguiu trazer às salas da Culturgest, do Cinema Londres e do Cinema São Jorge, um público muito numeroso e entusiasta. O documentário “foi assunto” e criou-se uma nova consciência da sua enorme riqueza, diversidade e potencialidades. O doclisboa apostou também na descoberta de novos territórios, na grande diversidade, e na vitalidade do cinema do real.
Em 2008 o festival tem como principais objectivos:Mostrar ao público português filmes importantes e multi-premiados internacionalmente que ainda não chegaram às salas de Lisboa;Permitir uma reflexão mais aprofundada sobre temas contemporâneos e de actualidade;Dar a conhecer de forma mais sistemática a cinematografia de outros países;Organizar debates que mobilizem o público em torno de filmes importantes e de temas transversais, presentes em várias obras."
F-se! PARA QUANDO ABANDONAR A VASSALAGEM AO SONSO-PIROSO-BURGUÊS DO IMPÔR UMA MODA DO IN QUE É ESSA CURIOSIDADE MÓRBIDA-SOCIOLÓGICA?; F-se! PARA QUANDO DEIXAR DE ALIMENTAR PAVÕES?;
F-se!PARA QUANDO RECONHECER OFICIALMENTE A EXISTÊNCIA DE UM PÚBLICO DE CINEMA DOCUMENTAL?;
F-se! PARA QUANDO UM PASSE PARA O FESTIVAL?