Tuesday, September 30, 2008

F-se! Recordações das Casas Amarelas

Foto: Fernanda Fiamoncini



"O presidente da autarquia disse que quer revelar a lista dos beneficiários do património camarário disperso (ou seja, património fora da lógica dos bairros sociais). Mas como estão em causa questões da vida privada, pediu um parecer prévio à Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD). Mediante esse parecer divulgará (ou não) essa lista." In DN Online.



Convenhamos, o pedido deste parecer é absolutamente patético, senil e, obscenamente, privado da mais elementar noção de ética. Estamos face a decisões que se norteavam pela mais fina imoralidade: a do Dar, olhando muito bem a quem só se conhecia e em detrimento sabemos lá de que desconhecido! É só uma questão de sairmos para a rua... Y! em vez de enxotar o Sem-Abrigo, Isso!, começar a tagarelar; talvez, não seja difícil concluir que a RUA foi uma coisa dessas, a quem, é vulgo denominar PERFIL! Quantas bolas de neve tais decisões - tão assertivas e florescentes de uma regularidade - não tiveram consequências nefastas na vida de quem efectivamente se viu à mercê, apenas, do seu ânimo para ganhar coragem de todos os dias percorrer Ruas de uma Grande Cidade que fazia gala dos seus valorosos Princípios de Diferenciar Amigos&Cidadãos de Cidadãos. Consumando este acto num hábito que fez curriculum transversal, e que, por isso, dá azo a que se solicite um parecer da Comissão de Protecção de Dados! DESAVERGONHICE! Uma Enorme Desavergonhice. Tal como disse, uma vez, à Catarina Vaz Pinto ( mulher do António Guterres), aquando da Protecção de Dados ( "para não constranger os beneficiados as bolsas, estas não são tornadas públicas") de quem tinha beneficiado de Bolsa de Estudo para uma Pós-Graduação da qual ela era Coordenadora e Responsável (cujo critério era o misterioso Perfil… ehehe das dez bolsas, só uma pessoa reconhecia tê-la recebido! Y era uma bolsa por “mérito”) ... "90% da população mundial é POBRE, vamos ter vergonha de quê???" Y! Reforço, tal como na altura, “Isto parece daqueles Programas do FBI, de Protecção de Dados das Testemunhas de um Crime”.
O cidadão está à mercê da Lei - para o bem e para o mal ( p. ex.: ficar com a Rua como casa, porque só é cidadão...); o Amigo versus Cidadão está também à mercê da Lei - para o bom e para o Melhor! Eis a diferença. Desavergonhice. Uma pouca vergonha.

F-se! A POBREZA NÃO É CRIME! A DESAVERGONHICE É O OPORTUNISMO ( não estou a falar de Ricos!) FAZER-SE PASSAR POR POBRE, atirando este, ainda mais, para a um (muitas vezes sem volta) "Salve-se Quem Puder"!