Saturday, September 20, 2008

F-se! doclisboa 2008 11 Dias de Cinema-Obrigatório! Com LAMENTÁVEL Filosofia de CHULARIA!

UM INEGÁVEL FESTIVAL DE CORAGEM E MÉRITO.
UM INCONTORNÁVEL MOMENTO DE PARTICIPAÇÃO CULTURAL.
UM INESTIMÁVEL TRABALHO - EXEMPLAR !- CONTRA A INDIFERENÇA, O COMODISMO, O LAVAR DE MÃOS.
UM FESTIVAL OLHOS ADENTRO!



Mas! Mas! Mas há sempre algo de inadmissível-incompreensível! A quem apontar o dedo e que assuma a responsabilidade. Não-não, não há. A bola é chutada como charro que passa de mão em mão, e cada um imputa a outro, aos outros a responsabilidade. Eu aponto a mão toda, para que nenhum dedo fique voltado para mim - aqui - mais um ano a "morrer de asco". O preço da sessão é 3.5 Euros ( barato! vociferam todinhos, agoniados com o cheiro a pobreza na carteira de alguém; como a agoniada Pavoa, com nome de famoso escritor sueco, no ano de 2005, a Pta! Sim, a Pta!-Pavoa - com nome de escritor Sueco&Famoso - que até levou ao limite a sua pavoagem-ptce ao desacreditar uma acreditação de um Jornal-Regional, com artigo sobre o Festival publicado, inclusive. Sim. É alta desavergonhice de Ptce de Pavoa com nome de escritor-famoso&sueco. Desavergonhice e abjecção humana concentrada em tão elevada pureza num único ser que de vivo pouco lhe sobra para a humanidade.). Porque ficou dito. Adiante. 3.5 Euros a sessão, para quem realmente leva o Cinema-Documental=/Poesia/Humanidade a sério é um duplo golpe: financeiro ( 3.5: apenas faz vassalagem narrativa a quem encara o cinema Documental como uma Moda In/ Coisa Chic ( pensemos no que se passou, p.ex., este ano no Indie. É! Que filme... B'nito!)/ "o para que nos vejam" e etc-pior) e de Mais Um Ano ( já aconteceu em 2004/05/06/07 e agora 2008!!!) o doclisboa que coloca em bicos de pés: "apostou na capitalização do renovado interesse dos espectadores portugueses pelo documentário e conseguiu trazer às salas da Culturgest, do Cinema Londres e do Cinema São Jorge, um público muito numeroso e entusiasta. " mais uma vez deixa passar oportunidade de OFICIALIZAR a EXISTÊNCIA - EFECTIVA - do Espectador de Cinema Documental, ao Proporcionar - simplesmente - o PASSE para o Festival.

Já é tempo do doclisboa e os Senhores que seguem no link http://www.doclisboa.org/parceiros.html reunirem, uma simples coisa, a que o Kant chamou de Boa-Vontade, e, reconhecerem que de facto existe o Espectador de Cinema Documental, esse que não espera o Festival para parecer ver 2 ou 3 filmes, mas que ANSEIA por ver o maior número de filmes possível, e, como é do conhecimento de todos, é a única oportunidade possível de o poder fazer em sala. LAMENTO, só posso lastimar esta Filosofia - inflexível - de Chularia.


F-se!EPÁ! Quero lá saber da das bebidas que uma marca patrocinadora distribui gratuitamente no Bar da Culturgest! EU QUERO É VER CINEMA DOCUMENTAL! 3.5 Euros é Alta-CHULARIA!
PS.: Pena é tudo isto implicar ( em termos práticos) a experiência BOA de ficar à mercê da Humanidade louvável e integra de um Sérgio Tréfaut;
ou da experiência MEDONHA ( atrás descrita, ainda que já tenham passado 3 festivais) de ficar à mercê da desdenhosa, abjecta, agoniante, fétida impostura da pavoa com nome de escritor sueco, (e desta última há muito por aí, com a clássica roupagem do sonso&piroso)!
É tão simples a honestidade-humana: UM PASSE PARA O FESTIVAL!