Friday, April 17, 2009

O Tempo Já Passou: Temos Homem!

Nada me desagrada mais ao ouvido do que o Elogio envenenado. Fico sempre a lastimar a sorte mental em que tal criatura que o pronuncia sobrevive; mais infecto y insuportável se transforma para a minha intolerância (a própria, a privada) se, especialmente, se neste ser, a idade já acentuar o timbre da voz. É o cálculo, o ganho desonesto, a satisfação tola de fazer graçola airosa y saber que, lá no fundo, inoculou o veneno. Y todo o ganho especulado pelo alcance do dito aflora no dengoso sorriso. Que é riso de vitória sobre as especuladas fragilidades dos outros. Digo: pensam eles. Y depois, como me regozijo sobre o fracasso de tais intentos. Como fico “cúmplice” desse momento - o exacto - quando vejo prosternados tais protagonistas. Fulminados pelo engenho y pela surpresa. Planearam o aparato, prepararam o tombo, colocando falso trampolim, mas calcularam mal, erraram no lance… Sim. Pensaram que o tempo não passa, que o Puto estava lá… Mas o “Puto” já não está lá! Diz o meu Escritor vivo-y-favorito no seu artigo “A dificuldade de Perder a Juventude”: «como nos célebres versos de García Lorca “ Entre os juncos y o fim da tarde,/ que estranho que me chame Frederico!”» Sim. Todos Assistimos: temos Homem. Por isso, desenganem-se os Jesualdos - em eterna Idade do Recreio - que “ Entre os juncos y o fim da tarde,/ que estranho que me chame ..." CR7, já não é coisa com a qual o homem disso faça passa-tempo em hora de recreio.



F-se! Parece que o Cristiano Ronaldo Não teve Dificuldade de Perder a Juventude! É! Já Não É Puto. Pensem lá… Y enquadrem. Digamos: é um “homem novinho em folha”, mas já não é puto… desenganem-se os Jesualdos em eterna Idade do Recreio, esses sim: “ Entre os juncos y o fim da tarde,/ que estranho que me chame ... !”

PS.: "Idade do Recreio" é Outro Título de artº do Javier Marías, "Paxões Passadas". Ed. Relógio D'água.